Videcar Caminhões Joaçaba
Caminhoões Ônibus

Notícias

Tecnologias a laser reduzem o tempo de desenvolvimento e asseguram qualidade dos produtos MAN Latin America 23 / Julho

Tecnologias a laser reduzem o tempo de desenvolvimento e asseguram qualidade dos produtos MAN Latin America

Líder em vendas de caminhões no Brasil há onze anos consecutivos e também no primeiro semestre de 2014 de acordo com a Anfavea, a MAN Latin America continua a investir para aprimorar o processo de fabricação de seus veículos. A mais recente aposta da montadora está em tecnologias a laser. A empresa adquiriu dois equipamentos de ponta para aumentar ainda mais a precisão e velocidade na produção de peças.

Com uma tecnologia bastante amigável, o escâner a laser agrega muita agilidade à análise de peças. O equipamento possibilita diversas aplicações que vão desde a comparação com modelos digitais de peças, análise de protótipos à criação de modelos matemáticos. Sem dúvida, seus principais ganhos estão na velocidade, precisão e mobilidade, já que pode ser facilmente transportado. A avaliação da qualidade e conformidade de peças chega a ser até 20 vezes mais rápida, com relação às tecnologias empregadas anteriormente.

A análise de um painel de instrumentos, por exemplo, que antes levava cerca de 20 horas para ser feita, agora pode ser concluída em apenas 40 minutos. E isso com uma precisão muito maior: a tecnologia utilizada antes gerava uma média de 500 pontos para a comparação com o modelo. O escâner cria uma nuvem com milhões de pontos. Seu funcionamento é bem simples de compreender. O equipamento lança um feixe de laser e uma câmera que vem acoplada faz a leitura dos pontos projetados na superfície. Em questão de segundos, essa imagem em 3D é transmitida para o computador.

Outra melhoria implantada na fabricação de peças protótipos está na aquisição de uma máquina de corte a laser. O corte de chapas, antes artesanal, teve um ganho de produtividade de 40% com essa novidade. A expertise da mão de obra pôde ser direcionada a atividades de maior complexidade e houve incremento da capacidade produtiva, sem gerar maior custo ou necessidade de ampliar a equipe.

Num mês com 22 dias úteis, isso corresponderia a nove dias liberados para a produção de mais peças. Responsável hoje por 98% das peças protótipos fabricadas, a máquina de cortes a laser é um equipamento que utiliza alta tecnologia e concentra muita energia em uma pequena área a ser cortada. Tem um feixe de laser que, durante sua aplicação em uma superfície metálica, proporciona cortes perfeitos. A nova máquina entrou em operação para acelerar os tempos de projetos e melhorar o processo com mais precisão, além de proporcionar maior segurança aos operadores.


Fonte

Comunicação
MAN Latin America