Videcar Caminhões Joaçaba
Caminhoões Ônibus

Notícias

MAN Latin America inova sistema logístico automotivo com tecnologia de separação de peças por comando de voz 15 / Maio

MAN Latin America inova sistema logístico automotivo com tecnologia de separação de peças por comando de voz

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, inova mais uma vez em seu processo de produção. As mais de 70 mil peças manuseadas diariamente na fábrica de Resende agora chegarão à linha de montagem por meio de comandos por voz. Com aporte de R$ 1,2 milhão, a montadora é a primeira do Brasil a utilizar a tecnologia, que promete trazer significativos ganhos em produtividade nos sistemas logísticos da empresa.

O novo sistema entra em operação a partir de maio e tem como principais benefícios maior assertividade no envio das peças para a linha de montagem, ganho de produtividade e diminuição nos custos. A técnica permite ao colaborador, responsável pela separação de peças, utilizar somente um fone de ouvido, que é acionado por uma senha pessoal. Automaticamente, o sistema identifica onde foi finalizada a última atividade e começa a informar a continuidade dos pedidos. Com isso, o operador permanece com as mãos livres para trabalhar com mais rapidez e precisão de suas tarefas.

“A logística vem evoluindo e obtendo cada vez mais um papel de extrema estratégia para as empresas. Com esta nova tecnologia por comando de voz teremos resultados muito mais assertivos e rápidos para atender nossa demanda, além de aumentar a produtividade na esfera logística. Este conceito não se aplica apenas na separação de peças. Ela pode ser utilizada em todo fluxo logístico e até junto a outros sistemas”, destaca Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da MAN Latin America.

Antes de entrar em ação, os mais de 100 colaboradores das áreas operacional e administrativa envolvidos nesta atividade, passaram por treinamentos e workshops com a empresa responsável pela tecnologia. “Nosso objetivo é garantir a máxima performance da cadeia logística, por isso todos devem conhecer a ferramenta. Além disso, teremos ganhos significativos de inventário, pois o sistema nos permitirá ter maior controle das peças estocadas”, complementa o executivo.

Tecnologia também no desenvolvimento de peças

A MAN Latin America inova em suas mais diversas frentes de trabalho. Além do sistema de sequenciamento de peças por comando de voz na estrutura logística, já é uma realidade a utilização da impressora 3D na fase de desenvolvimento de peças. Com mais de 200 protótipos produzidos em um ano de operação, a montadora conseguiu reduzir em quase 80% o custo de modelos conceituais (mock ups, em inglês) na fase inicial dos novos projetos, num processo que leva, no mínimo, quatro semanas.

Antes de adquirir sua própria impressora 3D, a montadora comprava esse serviço. Desde 2013, trouxe essa tecnologia para dentro de casa e os ganhos são significativos. É possível imprimir modelos de praticamente qualquer peça, em apenas algumas horas, sem necessidade de desenvolver ferramentais específicos.

A impressão é feita por sobreposição de material em camadas até que chegue ao resultado final do projeto. Em vez de tinta, essa impressora utiliza materiais termoplásticos e são adotados diferentes bicos, que produzem camadas mais ou menos espessas, de acordo com a necessidade de precisão de cada peça.




Fonte

Comunicação
MAN Latin America