27 / Março
Caminhão Constellation 8x2 se destaca por capacidade de carga e automatização
Seis toneladas a mais de carga por viagem e o pacote automatizado mais leve e econômico do mercado em sua categoria. Esses são os principais diferenciais do Volkswagen Constellation 24.280, lÃder de vendas nacionais pela segunda vez consecutiva, em sua versão 8x2, equipado com transmissão automatizada V-Tronic e segundo eixo direcional, para atender a um nicho de mercado que cresce a cada ano, acompanhando a evolução de alguns dos principais segmentos de transportes do paÃs, como grãos, baú, carga seca, tanque e basculante.
“Buscamos sempre ampliar nossa oferta de produtos que atendam ao máximo à s expectativas de nossos clientes. Esse modelo, em especial, é derivado de nosso caminhão lÃder de vendas e tem grande potencial no mercado brasileiro. Na comparação entre os segmentos 6x2 e 8x2, estimamos que estes últimos registrem um crescimento 30% maior nos próximos cinco anosâ€, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, fabricante dos veÃculos comerciais VW e MAN.
O pacote automatizado do modelo é uma solução patenteada da MAN Latin America, possÃvel através do controle eletrônico de um eixo de dupla velocidade e que otimiza a operação da transmissão automatizada. Desenvolvido por engenheiros brasileiros, o conceito permitiu a concepção do pacote automatizado mais leve e econômico do mercado para veÃculos de 13 a 36 toneladas.
Associado à transmissão automatizada da ZF, AS Lite, o Smart Ratio proporciona otimização da troca de marcha. Para esse pacote, a MAN Latin America adotou uma caixa de seis velocidades e um eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente. É aà que entra a nova tecnologia para tornar possÃvel aproveitar as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa.
Outro diferencial está no custo. O combinado de caixa automatizada de seis velocidades e eixo de dupla velocidade controlado eletronicamente tem um valor mais econômico do que as soluções similares aplicadas no mercado para veÃculos de 13 a 36 toneladas. No balanço final, a relação custo-benefÃcio se sobressai. O cliente pode usufruir da vantagem de um sistema automatizado, como conforto e maior padronização do consumo de combustÃvel, a um baixo investimento inicial.
Motorização e opções de cabine também diferenciam o modelo
A versão 8x2 está equipada com motor MAN D08 de seis cilindros, fabricado no Brasil, e tecnologia EGR de recirculação dos gases de escape que dispensa o uso de Arla 32. Apresenta uma faixa de torque entre 1.100 e 1.750 rpm, podendo trabalhar com o motor em torque máximo em baixas rotações, auxiliando o desempenho do caminhão e o melhor consumo de combustÃvel.
Além das opções de cabine Constellation leito com teto alto e estendida, o caminhão Constellation 24.280 8x2 também poderá ser equipada com a nova cabine leito com teto baixo. Ideal para aplicações que exigem o descanso do motorista e o acoplamento especial de implementos localizados acima da cabine, como requer algumas operações de transporte nas quais os caminhões 8x2 atuam.